Consultora Larissa Fernandes
Os termos “despesa” e “custo” são usados com frequência, e embora parecidos são termos com conceitos diferentes que não devem ser confundidos. Os dois estão ligados aos gastos necessários da empresa para que a mesma mantenha seu faturamento e então, se mantenha no mercado.
Quando nos referimos ao termo despesa estamos nos referindo aos gastos necessários que a empresa tem para se manter no mercado. As despesas não estão ligadas diretamente ao processo produtivo ou a compra do produto e/ou serviço que aquela empresa fornece, mas são necessárias para que se mantenha funcionando. São os gastos com a administração do negócio. Como exemplo: Gastos com internet em um restaurante é uma despesa.
O termo custo são os gastos que a empresa tem diretamente ligado a compra ou produção dos bens e/ou serviços que a mesma fornece, ou seja, seu produto final. Os custos, diferente das despesas está diretamente ligado a atividade fim da empresa. Como exemplo: Gastos com café em uma cafeteria é um custo. O café é matéria prima dessa empresa.
Toda empresa deve conhecer seus custos e despesas e acompanhá-los para traçar oportunidades de melhoria para seu processo de compra e/ou produção e consequentemente a melhoria do resultado do negócio.
Através da análise correta dos custos e das despesas pode-se analisar a margem de contribuição do produto, que é o valor que sobra da venda ao retirarmos do faturamento bruto os gastos com deduções de venda e com o custo da sua produção ou compra,e então identificamos se compensa ou não produzir aquele produto.