Treinar Virtual - Gestão Empresarial

32. 3031-1500

contato@treinarvirtual.com.br

Contato
Artigos Qual a diferença entre líder e chefe?

www.pontotel.com.br

Qual a diferença entre líder e chefe?

As duas palavras podem parecer sinônimos, mas no ambiente organizacional são competências distintas.


O chefe exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados.


O líder exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa, mesmo que o próprio líder seja o último da hierarquia.


Se o chefe tem a necessidade de mandar, cobrar e pressionar os seus subordinados a concluírem o seu trabalho, o líder inverte essa lógica e acompanha de perto todo o processo com as pessoas ao seu redor.


Outra diferença entre líder e chefe interessante, é que o líder não precisa estar no topo de uma hierarquia para ser ouvido, ou para que as pessoas sigam o seu direcionamento. Mas, caso ocupe um cargo de chefia, o líder será a pessoa que sempre estará disposta para servir a todos.


Além disso, o líder aprecia todos os resultados das pessoas ao seu redor, e considera que o desempenho se dá ao trabalho em equipe, porém, sempre reconhecendo o comprometimento individual de cada colaborador.

Já o chefe sempre busca ganhar o crédito sobre as pessoas abaixo dele, pois os resultados que apresentar ao seu superior servirão para obter um benefício próprio no futuro.


Certa vez, o filósofo Mario Sérgio Cortella distinguiu os dois conceitos:“Não se pode confundir liderança com chefia. A liderança é aquela que não exclui. Quem é só um chefe, às vezes, para poder mandar tem que excluir. Se há um líder você segue, mas se há um chefe você obedece”.


A respeito da relação das pessoas com ambos perfis, ele ressaltou: “A um líder você procura, serve e quer agradar. A um chefe você aceita por conta da hierarquia. O líder é aquele que inspira, aquele que gera admiração, aquele que tem generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual”.


Sendo assim, o chefe:

  • Lidera pela autocracia

  • É obedecido por medo;

  • Possui a equipe sempre o sabotando.

Já o líder:

  • Lidera pela democracia;

  • É obedecido por respeito;

  • Possui a equipe cooperando por ele.


Abraham Lincoln disse que “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Essa é uma das melhores definições sobre a expectativa do mercado atual.


O profissional que está sendo requisitado deve conseguir identificar as principais habilidades dos seus liderados, saber direcionar cada um deles para exercer suas atribuições de maneira mais eficaz, além de sempre focar em desenvolver o colaborador.


Sabe aquele gestor que tem o pensamento “eu mando e você executa”? Se ele ainda ocupa um cargo de chefia com esse tipo de pensamento, considere que ele possui um prazo que está chegando ao fim.


As empresas não precisam hoje de pessoas apenas executoras. O mundo passa por uma mudança de era tecnológica que impacta profundamente a relação que temos com as outras pessoas, a maneira como desempenhamos o nosso trabalho, e as habilidades necessárias para suprir as novas demandas.


Os líderes são perfis interessantes para se ter em uma empresa, já que as habilidades comportamentais e as atitudes são peça chave para a tomada de decisões e a operação dos processos, que estão cada vez mais automatizados.


Profissionais direcionados por bons líderes são motivados, mais eficientes e possuem maior vínculo com a empresa, pois são acompanhados e desenvolvidos constantemente.


E então, você possui líderes ou chefes em sua empresa?


Fonte: https://www.pontotel.com.br/diferenca-entre-lider-e-chefe/