Treinar Virtual - Gestão Empresarial

32. 3031-1500

contato@treinarvirtual.com.br

Contato
Notícias FORTALECIMENTO DA MARCA

FORTALECIMENTO DA MARCA

O cuidado com a imagem do negócio pode tornar a empresa reconhecida e trazer vantagens competitivas. Ter uma marca forte significa ter um produto, objeto de desejo. O objetivo de uma marca é comunicar ao público a proposta da empresa e seus diferenciais em relação à concorrência. O lançamento de uma nova marca e/ou produto é uma excelente oportunidade para refletir a atuação da empresa.

O Branding é o conjunto de práticas e técnicas que visam construir e fortalecer uma marca. Sua gestão tem três funções principais: CONQUISTAR, PERSUADIR e FIDELIZAR A CLIENTELA. Delimitar precisamente quem é e quais são as preferências do público-alvo determinará o sucesso do trabalho e a assertividade do investimento.

Não restrinja o trabalho de branding apenas para os setores responsáveis como o de Planejamento, de Marketing e Comunicação. Envolva todos os seus colaboradores no processo, para que eles entendam as origens e a lógica das novas práticas.

Conheça as cinco etapas para construir uma marca forte, independentemente do ramo ou segmento da sua empresa.

1. Defina a estratégia, o posicionamento e os atributos do produto.

A estratégia é um conjunto de operações planejadas cujo objetivo é o cumprimento de metas. Este fator precisa considerar os valores e a visão de futuro do negócio, para que o produto não ‘venda’ aquilo que a empresa não é. Por isso, é fundamental refletir sobre o posicionamento do produto e/ou serviço, porque ele traduz as promessas da empresa. Já os atributos são as características e benefícios do produto que ajudam atrair os clientes.


2. Construa uma identidade visual.

A identidade visual é o conjunto de elementos que representa visualmente, e de forma sistematizada, o nome, a idéia, o produto e/ou serviço e a própria empresa. Para chamar a atenção do público, é essencial uma identidade visual original, memorável e atraente. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjuntos de cores.


3. Crie um discurso.

A identidade verbal consiste na mensagem ou discurso que vai orientar a empresa desde a campanha publicitária (slogan) até o atendimento direto do público (clientes, funcionários, fornecedores e assim por diante).


4. Divulgue sua marca, venda seu peixe!

Estude e escolha os meios e os veículos de comunicação que têm mais afinidade com o seu público-alvo. Atinja o púbico certo, na hora certa. Dessa forma estará criando uma identificação com ele, conquistando resultados satisfatórios, gerando lucros.


5. Gerencie os recursos.

Para o investimento valer à pena é preciso que ele dê resultados, assim é fundamental acompanhar todo o processo, avaliando os acertos e descobrindo erros. Faça ajustes sempre que julgar necessário.

Fonte: Revista Conexão Comércio