Treinar Virtual - Gestão Empresarial

32. 3031-1500

contato@treinarvirtual.com.br

Contato
Artigos POSTURA PROFISSIONAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Carmem Carrijo

POSTURA PROFISSIONAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Existe uma famosa frase que diz: “a primeira impressão é a que fica”, isto é, a sua imagem, o que diz e faz quando conhece alguém. Este primeiro contato é crucial no que tange sua vida profissional, pois de início determinará a imagem que seus gestores e colegas terão de você.

Por isso é essencial entender a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho. Sendo assim alguns comportamentos devem ser considerados, tais como:

  1. Horário: Cuidado com seu horário, ele existe para ser cumprido. Evite chegar atrasado. Este também diz respeito a prazos, procure manter a entrega de tudo que lhe foi designado no tempo certo.
  2. Aparência: A sua aparência fala por você. É sempre bom utilizar roupas condizentes com seu ambiente de trabalho. Para mulheres é aconselhável não utilizar roupas justas, curtas ou decotadas demais. Para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba e o cabelo apresentáveis e unhas aparadas.
  3. Postura: As formas de falar e se apresentar diante das pessoas são muito importantes. Cuidado com o que falar e mantenha o tom de voz adequado e fique atento a como você se porta ao se sentar ou quando for apresentar um projeto.
  4. Distração: Mantenha o foco. Se começar a fazer alguma coisa, termine-a. Procure também não desviar sua atenção com e-mails pessoais, redes sociais entre outros.
  5. Cuide do seu local de trabalho: Limpeza e organização dizem muito a respeito de uma pessoa. Cuide do seu espaço, mantenha a ordem, não o deixe sujo e bagunçado.
  6. Manter uma postura profissional funciona como o seu documento de identidade dentro de uma empresa. É ela que vai dizer que tipo de colaborador você é. Quando a imagem passada é positiva, as pessoas tendem a confiar mais em você.

É por isso que as suas chances de conquistar um cargo superior na hierarquia aumentam.


Como pudemos ver estes simples cuidados com sua imagem pessoal favorecem a construção de sua boa figura profissional. Mas esta deve ser uma atenção dada continuamente, uma vez que, tanto no trabalho quanto em nossa vida pessoal, em todo momento, estamos sendo vistos e avaliados.

Pense sempre na imagem que você deseja passar e avalie se seu comportamento condiz com este objetivo. Fique atento!