Treinar Virtual - Gestão Empresarial

32. 3031-1500

contato@treinarvirtual.com.br

Contato
Notícias NETIQUETA!!!

NETIQUETA!!!

Dicas para uma boa comunicação na internet...

NETIQUETA!!!

O que é Netiqueta?
A "Netiqueta" (junção das palavras: Internet + etiqueta) é um termo usado para designar um modo de agir educadamente na web. Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos nas comunicações como: e-mail, chat, fóruns, lista de discussões etc.

ALGUMAS DICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO GENTIL...

- Responda prontamente às mensagens.

- Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.

- Lembre-se que dialogar com alguém por meio da web, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo.

- Use frases de reforço ("Boa ideia", "Obrigada por sua sugestão").

- Evite hostilidades.

- Não use linguagem preconceituosa; Utilize a força das ideias e dos argumentos.

- Nunca responda com agressões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

- Procure expressar-se claramente em fóruns e listas de discussão. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. Os fóruns são separados por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.

- Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.

- Evite o uso de acrônimos e do internetês, ou, pelo menos, reduzir a utilização deles. Preste atenção em que você escreve, é possível que, em alguns dias, nem você mesmo saiba o que havia escrito.

- Elabore mensagens objetivas, curtas e pontuais. Pequenos problemas dedigitação podem ser ignorados. Ninguém é obrigado a usar a norma culta (em email, chats, mensagens, MSN, Orkut...), mas, use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.

- Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível para não gerar nenhuma confusão.

- Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.

- Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que não permita tais cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.

- Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com emails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão "pescados" quer por parte dos destinatários quer por empresas especificas existentes na Net cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada ou phishing.

- Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem síncrona, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.

- Ainda sobre conversas em programas de mensagem síncrona, evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas.

- Existem messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online, mas, fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.

CUIDADOS AO ESCREVER TEXTOS DIGITAIS

Em nossa sociedade já conhecemos alguns símbolos que representam situações definidas.

Como o símbolo $ (representa dinheiro) e também que a cor vermelha significa “pare”, por exemplo. (FILATRO, 2008).

Quando escrevemos um texto para ser lido na tela do computador alguns cuidados devem ser considerados:

- Texto: legibilidade (tamanho da letra, espaçamento), pois, isso facilitará a leitura.

- Texto em negrito chama a atenção do leitor, como se fosse falado em tom um pouco mais alto, deve ser usado com cuidado.

- Texto em itálico interfere na velocidade da leitura e no tom da voz. Deve ser usado para palavras ou expressão estrangeiras ou quando quer conferir um tom irônico a uma palavra dentro da frase.

- É importante observar que, enquanto as letras minúsculas facilitam a leitura em blocos de palavras, um texto com todas as letras maiúsculas nos obriga a identificar as palavras por palavras, reduzindo a velocidade da leitura. Devem ser usadas as letras MAIÚSCULAS para títulos ou situações que queira dar ênfase.

- A cor é muito importante para o resultado em um texto. Dependendo da cor usada com o contraste do texto, uma palavra colorida pode chamar mais atenção que o negrito ou até mesmo de um texto inteiro. Devemos usar as cores com cuidado e moderação.

- O sublinhado também deve ser usado cuidadosamente, já que em textos digitais temos os hiperlinks. Para que o leitor não tenha que testar todos os textos e palavras sublinhadas para saber se tem um hiperlink.

- Combinações de estilos de fonte: quando mais de três estilos são misturados o resultado fica ruim. Essa regra vale também para cores, efeitos especiais, caixas, sombras, setas e outros elementos.

- Alinhamento de texto: o alinhamento à esquerda é o ponto de partida para iniciarmos a leitura; a centralização não deve ser usado em textos corridos pois, dificulta para o leitor onde começa a linha pela falta da margem, deve ser usado para títulos. Alinhamento a direita deve ser usado para legendas, ou uma breve explicação. Textos justificados devem ser usados para o corpo do texto, onde todas as linhas têm exatamente a mesma largura, facilitando a leitura pela definição das margens.

Vale lembrar que as regras de etiqueta aplicadas à Internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação dessas normas ainda está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.

REFERÊNCIAS

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Perarson Education do Brasil, 2008.

Netiqueta. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta. Acesso em: 25 de fevereiro de 2011.

http://www.treinarvirtual.com.br/noticias/aprendendo-com-dr-dica