Treinar Virtual - Gestão Empresarial

32. 3031-1500

contato@treinarvirtual.com.br

Contato
Notícias Liderança, você sabe qual estilo você é?

Liderança, você sabe qual estilo você é?

O aspecto da liderança está inserido em nossa sociedade desde os primórdios. Tivemos grandes líderes que deixaram passagens muito positivas, e outros nem tanto. Hoje existem inúmeras teorias que explicam os estilos existentes de liderança no mundo. O Dr. Dica, trouxe as mais conhecidas para que identifique quais características melhor se encaixam a você!

Liderança autocrática: É um líder extremamente autoritário, gosta de tomar decisões sozinho, muito focado nas tarefas e avalia cada membro individualmente.

Liderança Democrática: O líder gosta da participação de seus colaboradores, sempre busca opinião e participação de todos da equipe na tomada de decisão.

Líder paternalista: É aquele líder que tem uma relação interpessoal muito forte com todos da equipe, aquele sentimento de pai e filho mesmo. Os liderados geralmente se sentem muito confortados e seguros com esse tipo de líder. Porém, pode ser perigoso para o crescimento da empresa, já que muitas das vezes o líder usa seu instinto de proteção, comprometendo o crescimento e o avanço da empresa, bem como o de cada um dentro da equipe e da organização.

Liderança liberal: O líder deixa as pessoas a vontade para realizar tarefas e projetos, pois acredita muito no amadurecimento e conhecimento da equipe. Se você se encaixa nessas características, cuidado! Muitas vezes, é deixado passar falhas e erros sem correção adequada.

Líder técnico: É o tipo de líder que sabe e entende tudo do seu trabalho. Conhece muito bem todos os processos e estratégias para atingir os desafios propostos. Os seus colaboradores sempre depositam grande confiança e se sentem seguros, pois o líder é muito bom no que faz.

Líder Carismático: É o tipo de pessoa que traz entusiasmo, tranquilidade e ânimo ao ambiente de trabalho. As pessoas adoram trabalhar com esse tipo de líder. Não se engane achando que o cargo dele tem que ser de alto escalão para ser considerado um líder. Pode ser um porteiro, um cozinheiro ou um motorista. Ele geralmente está com um semblante de alegria no rosto e bom humor na hora certa. Este tipo de líder tem grande influência sobre as pessoas também.

Líder motivador: É o tipo de líder que não deixa “a peteca cair”. Sempre consegue levar aos colaboradores mensagens muito positivas e de confiança, focando na certeza de que o trabalho vai dar certo mesmo em tempos difíceis. Em situações arriscadas, sempre acham brechas para soluções, pois são pessoas muito perspicazes. Neste estilo de liderança não necessariamente o membro é alguém com um cargo de alto escalão dentro da empresa.


Identificou-se? Qual o estilo de liderança você quer para seus colaboradores? Faça às devidas reflexões e mãos à obra!!